PL 04-2013-CM - Denominação de Estrada

ROSÂNGELA DE SOUZA PAVANI ESCUDEIRO, Vereadora, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER que a Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões APROVA e o Prefeito Municipal SANCIONA e PROMULGA a seguinte lei:

Art. 1.º.A Estrada Municipal BJP 459, cuja extensão assim se descreve: inicia-se no entroncamento com a Estrada Murillo de Almeida Passos, junto à Capela Santa Ana até encontrar com a Estrada Bento Rodrigues dos Santos, no bairro da Cachoerinha, com uma extensão aproximada de 2,5 Km, passará a denominar-se “Estrada Municipal Coronel Nelson Broto”.

Parágrafo único. As despesas decorrentes com a confecção de placas denominativas do referido logradouro correrão por conta de verbas próprias consignadas no orçamento, suplementadas se necessário.

Art. 2.º.Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições contrárias.

Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões, em 04 de abril de 2013.

 

ROSÂNGELA DE SOUZA PAVANI ESCUDEIRO

Vereadora

 

JUSTIFICATIVA

 

Nelson Brotto, arquiteto formado pela Universidade de São Paulo, curso de Doutorado, Mestre, Professor, Escritor, Autor de vários livros sobre cavalos, restauração em edificações antigas e outros temas.

Foi coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo onde trabalhou no Setor de Engenharia e também na Cavalaria (seu maior hobby, o amor pelos animais).

Construiu a Igreja de Santo Expedito, na Rua Jorge Miranda em São Paulo, com mão-de-obra carcerária da própria Polícia Militar. Foi professor de Matemática, onde ministrava aulas no Curso Preparatório de Aspirantes da Polícia Militar, tendo se destacado com o ensinamento de aritmética, com reconhecimento dos alunos, que tornaram-se amigos.

Foi criador de cavalos no Jockey Clube de São Paulo e na Sociedade Paulista de Trote, onde foi presidente por vários anos, recuperando inclusive a situação financeira da entidade.

Amante e protetor dos animais instalou-se na cidade de Bom Jesus dos Perdões em uma área rural (hoje polo industrial) onde desenvolveu a criação de cavalos e gado leiteiro, que depois do período produtivo os animais permaneciam na propriedade até a sua morte natural por velhice, pois não admitia a venda para o abate. Combatia veemente o consumo de carne animal. Protetor dos animais cuidava e mantinha com seus próprios recursos a adoção e tratamento de cães abandonados, chegando a ter mais de 20 cães.

Reconhecido pela sua generosidade às pessoas necessitadas, até hoje o seu nome é lembrado por muitos cidadãos honrados perdoenses.

Foi um grande homem, levando uma vida honesta e produtiva. Amou os animais e a natureza como poucos. Sempre acreditou no que fez. Criou em sua propriedade uma reserva ambiental no qual é mantida até hoje, para que todos aprendessem a preservar as espécies nativas, mesmo não existindo na época nenhuma obrigatoriedade da legislação, destacando uma visão futurista e ambienta. Nessa no centro dessa reserva ambiental particular encontra-se hoje uma cruz simbolizando o seu túmulo, onde ao redor de uma grande árvore nativa foram com muito respeito espalhadas as suas cinzas, simbolizando sua eterna morada nas terras do Senhor Bom Jesus dos Perdões.

Seu nome é citado no livro “Quem é Personalidade no Brasil”.

Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões, em 04 de abril de 2013.

 

ROSÂNGELA DE SOUZA PAVANI ESCUDEIRO

Vereadora