Debate com alunos do Damante.

Em uma atividade da matéria de sociologia ministrada pela professora Edilaine Paula, houve na última sexta-feira, 04/04, um debate na Câmara Municipal na qual participaram alunos da Escola Estadual Professor Francisco Damante, Conselheiros Tutelares e vereadores.

O tema, que era "Cidadania" foi debatido com os vereadores José Fernando de Oliveira, Alexandre Miguel, Hélio Gonçalves, Pedro Domingues de Oliveira, Rose da Farmácia e Raymundo Bueno, com as conselheiras Cida Brisac, Rosa Maria Martins e Adriana Laura, e o doutor Marcelo Murilo de Almeida Passos, assessor parlamentar da Câmara.

Os vereadores discorreram sobre as funções do legislativo e nos debates responderam sobre questões levantadas pelos alunos, relativas ao Orçamento Municipal, transporte, saúde, emprego e educação, e convidaram e incentivaram os jovens a acompanharem os trabalhos do Legislativo, participando mais da vida do município e das sessões.

A conselheira advogada Adriana Laura, falou sobre as funções do Conselho Tutelar e sobre a mairo participação dos jovens na vida da cidade e nas sessões da Câmara criticou o excesso de formalidade das sessões e um fato que ocorreu na única sessão que acompanhou que estava marcada para um horário e só começou com muito tempo de atraso.

Como ela não tem a experiência de acompanhar os trabalhos legislativos, não sabe que dependendo da matéria a ser estudada e votada a sua análise e esclarecimentos sobre o assunto pode e deve demandar tempo e cuidados o que pode e aconteceu, no caso da sessão que a doutora acompanhou e que ficou no seu imaginário como paradigma, ou modelo. Sua manifestação serviu para que os alunos também pudessem ficar com a concepção equivocada que demonstrou.

Os atrasos, e as diferenças de opiniões fazem parte do sistema democrático e é importante que aconteçam, se por um lado alguns jovens possam ter ficado com alguma prevenção contra os trabalhos legislativos, que são formais, para não se transformarem em confusão e desordem, e podem atrasar e ter outros tipos de intervenções desde que dentro da legalidade, outros perceberam que para participar têm que ter conhecimento de todos os artifícios legais.

No evento também também houve a posse da diretoria eleita do Grêmio Estudantil.

Clique na imagem e veja alguns registros fotográficos.