- Palestra Sobre Plano Diretor

Como parte das comemorações de 54 anos da emancipação do município, aconteceu na noite de segunda-feira, 18 de fevereiro, nas dependências da Câmara Municipal, uma palestra sobre "Plano Diretor: legislação e metodologia", ministrada pelo professor doutor Cândido Ferreira da Silva Filho, da PUC de Campinas, por indicação do deputado Campos Machado.

O professor apresentou a legislação e na metodologia discorreu sobre a forma como fazer. Citou a necessidade da formação de uma Comissão para Acompanhamento à Elaboração do Plano ressaltando que ela deverá ser composta por representantes de diversas secretarias e autarquias municipais, inclusive a Câmara, e que é recomendável o apoio de uma consultoria.

Essa equipe tem que passar por uma capacitação técnica por meio de palestras, oficinas temáticas, fóruns de discussão e cursos relacionados com o tema, pois deverá, depois de levantar toda a legislação municipal existente, além das estaduais e federais, realizar o diagnóstico do município.

DIAGNÓSTICO

Esse diagnóstico tem que trazer uma ampla pesquisa, levantamento de dados e informações sobre o município e região, organização desses dados nos quais deverá constar um histórico da evolução urbana, recursos hídricos, relevo, sistema viário, equipamentos de saúde e educação existentes, áreas ocupadas, vocações econômicas, entre outras matérias.

Após a elaboração esse diagnóstico deve ser apresentado para a Câmara e Sociedade Civil, com um resumo dos dados e um escopo das diretrizes que podem orientar a elaboração da proposta básica, que seria a minuta do Plano Diretor.

O prefeito Edu Massei e o presidente da Câmara Paulo Sebastião Bueno, garantiram condições para que o Plano Diretor seja elaborado.

Algumas imagens do evento: