Indicação 108 - Estudos para viabilizar captação de nascentes

Indicação nº 108

No uso de nossas prerrogativas regimentais, indico a Mesa Diretora, ouvido o Douto Plenário, atendidas as formalidades legais, era consonância com o artigo 220 da Resolução nº 06/2O06 (Regimento Interno) dessa Egrégia Casa de Leis, que seja oficiado o Chefe do Executivo, no sentido de determinar aos técnicos lotados na Estação de Tratamento de Água e Esgoto – ETA, para proceder estudos sobre a possibilidade de aproveitamento de captação de água nas minas que se encontram em vários terrenos localizados em nossa cidade, para aumentar o abastecimento de água nos bairros do nosso Município.

Salão Nobre “Luiz Franco de Camargo”, Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões, 26 de agosto de 2014.

VALDOMIRO DE PAIVA

É de conhecimento de todos que a escassez de água em várias cidades do nosso Estado vem aumentando muito em virtude de ausências de chuvas, onde a maioria das represas, açudes, lagos e poços , vem secando constantemente.

O nosso Município não é diferente e a preocupação desse Vereador é no sentido de que no futuro muito breve possamos se encontrar nessa situação com a falta de água, o que poderá comprometer o dia a dia da nossa população.

Existem no território do nosso Município, vários terrenos com minas d’águas que poderão ser aproveitadas na sua captação e submeter a tratamentos e ser distribuídas com abastecimento aos bairros que passam por dificuldades com a falta de água. Exemplos: "imóveis localizados nas áreas da Prefeitura existente entre o Jd. Palmas com o Parque Hortência, Travessa Bélgica, Alpes do Bom Jesus, Campo de Futebol conhecido "Campo do Zé Marcondes", Cachoeira do Barrocão, Bairro da Cachoerinha e muitas outras.

Mananciais de abastecimento púbico é a fonte de água doce superficial utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas. As áreas contendo os mananciais devem ser alvo de atenção especifica, contemplando aspectos legais e gerenciais.

É de sua importância um estudo e viabilizar
a captação dessas águas, submeter a tratamentos para aumentar o abastecimento, tendo em vista que a demanda por água é consequência direta do crescimento populacional em nossa cidade.

Salão nobre Luiz Franco de Camargo, 25 de agosto de 2.014.

VALDOMIRO DE PAIVA